04 abril 2012

52ª ExpoLondrina será aberta nesta quinta-feira

A 52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina será oficialmente aberta nesta quinta-feira, dia 5, às 15 horas, em solenidade que tem as presenças confirmadas do governador do Paraná Beto Richa, do ministro da Agricultura e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, e do prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Outras cerca de 400 autoridades municipais, regionais e federais também confirmaram presença.

A abertura será marcada pela apresentação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio, que executará o Hino Nacional e músicas de raiz, como Chico Mineiro, O Menino da Porteira e Cuitelinho. A Orquestra é formada por cerca de 50 músicos.
A cerimônia de abertura também contará com o Desfile das Bandeiras, do qual participam cerca de 40 cavalos Mangalarga com seus cavaleiros e da tropa da Cavalaria da Polícia Militar.
Os cavaleiros levarão as bandeiras dos haras que estarão participando da Exposição Brasileira do Cavalo Mangalarga, de 5 a 8 de abril, no Parque Ney Braga. A PM levará o Pavilhão Nacional, as Bandeiras do Estado do Paraná e do município de Londrina, da Sociedade Rural do Paraná e da ExpoLondrina.
Com o tema “O Show de quem Produz”, o evento, que acontece de 5 a 15 de abril, será realizado no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR) e projeta um crescimento de 5% nos mais diversos setores, comparados aos índices de 2011, podendo chegar a uma movimentação global de R$ 354 milhões. São aguardados em torno de 500 mil visitantes.

Shows, rodeio e Paixão de Cristo

Durante os 11 dias de evento, haverá shows com grandes nomes da música nacional. A agenda será aberta na quinta-feira, dia 5, com Paula Fernandes; no sábado, 7, sobem ao palco as duplas Humberto & Ronaldo e Conrado & Aleksandro; no domingo, 8, Luan Santana; na segunda-feira, 9, Gusttavo Lima; na terça-feira, dia 10 de abril, Michel Teló e Marina Fonseca; na quarta-feira, dia 11 de abril, Zezé Di Camargo & Luciano; e, na quinta-feira, dia 12, Ivete Sangalo.
Também o público infantil ganhou uma programação especial este ano. No domingo, dia 15, tem show de Patati e Patatá, a partir das 15 horas.
Na Sexta-Feira Santa, dia 6 de abril, a ExpoLondrina terá uma programação especial. A data foi reservada para a encenação da morte e ressurreição de Cristo.
O espetáculo, que é representado há 34 anos no Centro Social Urbano da Vila Portuguesa, em Londrina, será levado às dependências do Parque Ney Braga pela primeira vez. A apresentação será na Arena de Shows e Rodeio João Milanez, às 21h.
Nos dias 13, 14 e 15 acontece o rodeio Brahma Super Bull PBR. A etapa de Londrina abre o evento, que é o maior campeonato de Montaria em Touros do país. O grande campeão será conhecido no dia 25 de novembro, em Americana, interior de São Paulo.

Leilões

A agenda de leilões tem início um dia antes da abertura oficial da ExpoLondrina 2012, dia 4 de abril, com o tradicional Leilão 10 Marcas.
Ao todo, serão realizados 26 leilões de bovinos e equinos.
A Exposição de Londrina tem como forte característica a diversidade de raças entre bovinas (zebuínas e européias), além de suínos, caprinos, equinos e ovinos. No total, de 12 a 13 mil animais para leilões, julgamentos, apresentações, provas e rodeios divididos em dois turnos estarão reunidos no Parque Ney Braga

Eventos e visitas técnicas

Na programação da 52ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina a agenda técnica oferece cursos, palestras, seminários, oficinas, entre outros, nos auditórios do Parque de Exposições.
Produtores rurais de todo o estado visitam a exposição neste período, com visitas técnicas e monitoradas na Via Rural (Fazendinha).
Estudantes de escolas e instituições regionais também participam do evento com visitas agendadas. Para estas visitas, entre produtores e estudantes, a diretoria trabalha para atingir um público de 40 mil pessoas.

Evento estadual

“A exposição extrapolou fronteiras. Não só os limites oficiais de cidades, estados e países, mas na diversidade e abrangência de negócios e serviços ofertados, tornando-se um pólo de integração campo cidade; na variedade de eventos culturais e educativos e ainda um centro de decisões políticas do setor”, diz Gustavo Andrade e Lopes.

Nenhum comentário: